Projeto de energia solar residencial: conheça 7 práticas importantes!

Vai instalar um projeto de energia solar residencial? Nós te ajudamos!

A instalação de sistemas de energia solar em áreas residenciais oferece a oportunidade de economizar dinheiro e salvar o planeta através de fontes de energia renováveis.

No Brasil, os preços dos sistemas solares fotovoltaicos nunca foram tão baixos e sua eficiência nunca foi tão alta. Com a ajuda de incentivos governamentais e linhas de financiamento subsidiadas, a instalação do sistema nunca foi tão fácil e o período de retorno do seu investimento tão atraente.

Como instalar um projeto de energia solar residencial?

Através da série, NÃO COMPLICA, SIMPLIFICA, vamos esclarecer muitas dúvidas sobre este assunto.

Fique atento as 7 dicas para instalar um projeto de energia solar residencial:

1. Planejamento da área de cobertura

Essa área pode ser o telhado ou o solo e precisa ser calculada de acordo com a necessidade de consumo. Ela precisa também ter estrutura suficiente para suportar as placas fotovoltaicas.

2. Escolha do sistema ideal

O número de placas é um fator importante e está relacionado à demanda energética da casa,  a demanda energética é determinada pelo número de moradores e pela quantidade de aparelhos que dependem da eletricidade.

3. Estudo de soluções de sombreamento

A incidência de sombras sobre o terreno pode influenciar na eficiência do sistema. Por isso, esse aspecto precisa ser analisado ainda na fase de projeto.

4. Cálculo da área de instalação

Esse é um caso de levar em conta o consumo mensal médio da residência para determinar o número de módulos a serem instalados e, por consequência, o tamanho da área necessária para a fixação.

5. Atenção aos equipamentos necessários

Você irá precisar de Módulos Fotovoltaicos, String Box e Inversor de Frequência, além dos equipamentos de proteção.

6. Elaboração de um cronograma de atividades

O projeto deverá estar adequado às normas da Aneel, por isso, deverá ser feito um cronograma sobre a vistoria e possíveis ajustes que deverão ser realizados.

7. Garantia da distância mínima entre os componentes

Para o funcionamento adequado do sistema, evitando falhas elétricas, superaquecimento, incêndios e perda de investimento, o projeto deve respeitar a distância mínima entre os equipamentos e a própria construção.

Para saber mais sobre a instalação de um projeto de energia solar residencial que melhor atenda às suas necessidades, entre em contato com nossa equipe de representantes.