Energia solar residencial: 3 mitos nos quais você não deve mais acreditar!

 In energia solar residencial

Apesar de não ser novidade no mercado, a energia solar residencial continua sendo vista por muitos como algo distante da sua realidade. Seja por falta de informação, de exemplos ou incentivos, a sociedade acabou se acostumando com um modelo de consumo de energia elétrica que parece ser o único existente. Mas os dados mostram que cresce cada vez mais o número de pessoas interessadas em instalar painéis e inversores solares em suas casas! 

Se você é uma dessas pessoas curiosas, mas ainda está com dúvidas sobre esse investimento, nós vamos te ajudar desmistificando três questões importantes que surgem quando falamos sobre energia solar residencial:

1. A energia solar é cara

Com o avanço da tecnologia, o preço dos sistemas fotovoltaicos está diminuindo cada vez mais. Além disso, também aumentaram as possibilidades de financiamento e as opções no mercado. Hoje em dia, esse investimento tem um retorno entre três e cinco anos. Ou seja: sim, o valor da instalação e dos produtos pode parecer caro a princípio, mas quando comparado com a economia mensal na sua conta de luz, é possível perceber que o custo-benefício vale a pena. Outro ponto positivo é que a instalação da energia solar também valoriza o seu imóvel no mercado imobiliário, portanto, mesmo que você pretenda vender a sua casa, esse valor irá retornar para você no futuro. 

2. Os painéis e invasores exigem muita manutenção

É normal achar que um novo tipo de tecnologia também pode gerar muita dor de cabeça, mas no caso da energia solar, você não precisa se preocupar. A única manutenção periódica que os painéis exigem é a limpeza, que deve ser feita regularmente apenas com água e sabão neutro, enquanto as peças dos inversores e o seu funcionamento devem ser revisados anualmente para garantir sempre o bom funcionamento.

3. Com a energia solar é possível zerar a conta de luz

Infelizmente ainda não é possível zerar completamente a sua conta de luz mensal, porque as empresas de energia cobram uma taxa mínima de conectividade. Portanto, não acredite se alguém disser que, instalando um sistema de energia fotovoltaico, a sua conta de luz será R$0. Mas, se a sua residência gerar mais energia do que o necessário, você pode receber esse excedente em forma de créditos da distribuidora. 

A ecoSolys desenvolve e fabrica uma linha completa de produtos como inversores solares, geradores e acessórios essenciais para o funcionamento perfeito de sistemas fotovoltaicos. O nosso objetivo é levar essa tecnologia para cada vez mais pessoas. Você quer saber mais sobre energia solar? Confira o nosso artigo com tudo que você precisa saber sobre o inversor solar e entre em contato com a nossa equipe e tire todas as suas dúvidas! 

Recommended Posts
voce-sabe-como-economizar-energia