Democratização da energia solar: como o PL 5829 pode mudar o mercado?

 In energia solar empresarial, energia solar residencial

O Projeto de Lei 5829 tem sido muito comentado entre os profissionais da área de energia fotovoltaica. Se for aprovado ele pode mudar a realidade dos consumidores criando um marco legal que tem como objetivo a democratização da energia solar e a segurança jurídica para todos os que investem nesse mercado. Mas, o que deve mudar se ele for aprovado? Conheça um pouco sobre o projeto:

Qual é a importância da democratização da energia solar?

Primeiro precisamos ter em mente que o Projeto de Lei surgiu como uma resposta à “taxa do sol” uma medida que prevê a cobrança de encargos para todos que produzem sua própria energia fotovoltaica e impediria o desenvolvimento desse mercado. Dessa forma, o PL tem como objetivo tornar a energia solar mais acessível para todos, porque ao invés de apenas taxar a geração seria criado um marco legal pensando em todos os interessados nessa área.

Para nós aqui na Ecosolys não faria sentido desenvolver tecnologias e produtos novos e não apoiar o desenvolvimento desse mercado. Afinal, temos como um dos propósitos da marca levar a energia solar para cada vez mais pessoas, pois sabemos que infelizmente hoje em dia essa energia fica muitas vezes restrita a consumidores com maior poder aquisitivo e queremos mudar essa realidade.

O que é o PL 5829?

O Projeto de lei 5829/2019 de autoria do deputado Silas Câmara prevê a criação de um marco legal para a geração própria de energia no Brasil conciliando os interesses das distribuidoras, dos consumidores e da indústria de energia fotovoltaica. Se for aprovado, o PL vai começar uma transição gradual de 10 anos para mudar o regime de cobrança da energia fotovoltaica remunerando integralmente a tusd fio B das distribuidoras e concessionarias.

Onde posso aprender mais sobre?

Para ficar ainda mais por dentro desse assunto nós recomendados a leitura do artigo Taxa do sol vs PL 5829/19 do site Testar Energia e os vídeos do canal da Bárbara Rubim onde ela explica as principais propostas do possível marco legal da geração distribuída.

Esperamos que essas informações te ajudem a entender mais sobre o mercado da energia solar e faça você se interessar ainda mais por essa tecnologia que está cada vez mais mudando o mundo! Você quer fazer parte dessa mudança com a gente? Se cadastre para ser um integrador parceiro ou entre em contato com a nossa equipe através do instagram para tirar todas as suas dúvidas.

Recommended Posts
energia fotovoltaica acessível