Dúvidas frequentes

Dúvidas frequentes.

Qual a tensão da rede elétrica para conectar o inversor?

Os Inversores ecoSolys possuem tensão CA de 220V nominal. Por norma, o inversor deve aceitar a variação de 80% < V  < 110%, isto é, a tensão mínima aceitável pelo inversor é de 176V e a tensão máxima aceitável é de 242V.

Quantos módulos/painéis posso ligar no inversor?

O que define o máximo de módulos que pode ser conectado aos Inversores ecoSolys são a tensão de circuito aberto do módulo e a corrente de curto circuito. Essas características do sistema não podem passar do máximo permitido pelo inversor. As especificações técnicas dos inversores podem ser encontradas na aba Download.
EXEMPLO: Para o ecoS-1000 o máximo permitido é 200 V e 10 A. Se você tem 4 módulos de 320 W  \ 36,8 V \ 8,69 A, conectando em série você terá:
Tensão: 4 módulos x 36,8 V = 147,2 V
Corrente: 1 conjunto em série x 8,69 A = 8,69 A
Essas características estariam dentro das permitidas pelo inversor. Para cada caso é necessário fazer uma análise e projeto para não haver erros.

O inversor pode ficar na chuva e no sol direto sem proteção?

Os Inversores ecoSolys tem grau de proteção IP56, ou seja, proteção contra contato e contra a entrada de corpos sólidos estranhos e água. Para o IP56 temos: Proteção contra o depósito de poeira perigosa e proteção contra maresia intensa ou jato d’água com pressão. Referente a exposição direta ao sol e chuva não é recomendado tal situação, o inversor não desligará mas por ser um equipamento eletrônico a vida útil poderá ser reduzida.

Qual a potência máxima gerada pelo inversor?

A potência máxima que pode ser aplicada à entrada CC do inversor deve obedecer a tensão máxima e a corrente máxima permitida na entrada CC do equipamento. A potência máxima que os Inversores ecoSolys produzirão será 10% a mais da potência nominal do inversor. EXEMPLO: O ecoS-1000 com potência nominal de 1000 W produzirá no máximo 1100 W. Caso você tenha um sistema fotovoltaico no qual a potência total dos painéis seja 1200 W isso não afetará na produção do inversor, o qual continuará a produzir no máximo 1100 W.

O inversor possui monitoramento?

Os Inversores ecoSolys vem equipado com uma placa de comunicação, a qual possibilita que possa ser feito o monitoramento do inversor. O monitoramento pode ser feito de duas formas, pelo conversor RS485/USB conectado a um computador ou pela ecoWeb-Box via Wi-fi. A opção Wifi é necessária a aquisição de um acessório a parte, a webbox.

Como funciona o monitoramento via conversor RS485/USB?

O monitoramento via conversor RS485/USB é feito com conexão do inversor à um conversor RS485/USB e um computador. Será necessário obter um plug-in que deve ser baixado e instalado no computador e que deve sempre estar aberto para que haja a transferência de dados para o site de monitoramento. O manual para comunicação via conversor RS485/USB está na aba DOWNLOADS.

Como funciona o monitoramento via Wi-fi?

O monitoramento via Wi-fi é feito pela ecoWeb-Box ecoSolys. Este é um módulo Wi-fi vendido como um acessório o qual se comunica com o Inversor ecoSolys e ao configurada se conecta ao roteador do local da instalação e transmite os dados vindos do inversor para o site de monitoramento, pelo qual você consegue monitorar seu sistema remotamente. O manual da ecoWeb-Box pode ser encontrado na aba DOWNLOADS.

Qual o tempo de religamento do inversor? E de desligamento?

Os Inversores ecoSolys tem tempo de religamento de 180 segundos (3 minutos) e tempo de desligamento de no máximo 0,2 segundos.

Minha concessionária de energia não quer aceitar inversor ecoSolys, o que faço?

Favor entrar em contato com a equipe ecoSolys pelo e-mail contato@ecosolys.com.br ou por telefone (41) 3202-1360 / (41) 3202-1304, a equipe irá direcionar como você proceder.

O inversor possui as proteções exigidas pela minha concessionária de energia?

Os Inversores ecoSolys possuim todas as proteções internas previstas em norma, sendo elas: anti-ilhamento, sobre/sub tensão, sobre/sub corrente, sobre/sub frequência, proteção contra sobrecarga, religamento automático fora de fase, controle de potência ativa em sobrefrequência, proteção contra injeção de componente CC, proteção de temperatura, proteção contra inversão de polaridade.

Minha tensão nominal é diferente de 220 V (240 V, 254 V...), como devo agir?

Para utilização dos Inversores ecoSolys em lugares com tensões diferentes de 220 V é recomendado a utilização de um transformador para poder haver a alimentação do inversor. O equipamento não irá gerar energia caso a tensão CA esteja fora dos limites permitidos.

Minha tensão nominal é Fase/Neutro 127 V, o que faço?

Para utilizar os Inversores ecoSolys em lugares com tensão em 127 V há duas opções, a utilização de um transformador 127/220 V ou fazer o requerimento para a sua concessionária de energia de mais uma fase para a sua instalação.

O inversor pode ser ligado Fase/Neutro ou Fase/Fase 220 V?

Ambas as ligações são possíveis, sendo importante lembrar de sempre aterrar o inversor.

O inversor possui INMETRO?

Sim. Inversor ecos-1000 – Certificação Inmetro 004042/2016. Inversor ecos-2000 – Certificação Inmetro 005575/2016.

Qual a faixa de temperatura ambiente que o inversor funciona?

Os Inversores ecoSolys suportam temperatura ambiente de -20° C até 55°C e funcionam normalmente para temperatura de dissipador até 60°C e temperatura interna de 75°C.

Qual a garantia do Inversor?

Os inversores ecoSolys possuem garantia de 5 anos após aquisição do produto, sendo esta composta
por: Garantia legal de 90 dias após aquisição do equipamento,
consoante o disposto no artigo 26 do Código de Defesa do
Consumidor e garantia contratual de 4 anos e 9 meses contra defeitos de
fabricação, desde que o beneficiário efetue o registro do
inversor no site da ecosolys (www.ecosolys.com.br) na aba
Monitoração, com as informações solicitadas no tópico “Dados
para Registro” deste documento. Esse registro deve ser feito
até 90 dias após a emissão da nota fiscal de compra.

O Inversor possui transformador interno?

Não, os Inversores ecoSolys são inversores com topologia sem transformador interno.

O inversor trabalha com sistema eólico? E hídrico?

Respeitando as faixas de tensão e corrente suportada pelos Inversores ecoSolys você pode trabalhar com outras fontes.

O Inversor trabalha com baterias? Amazenamento? Off grid?

Os Inversores ecoSolys não trabalham com armazenamento em baterias. Devem ser utilizados apenas em sistemas conectados diretamente a rede elétrica.

Qual o local da assistência técnica?

O primeiro contato para assistência técnica sempre deve ser feito com a ecoSolys Curitiba, pelo e-mail contato@ecosolys.com.br ou por telefone (41) 3202-1360 / (41) 3202-1304.

Se a energia acabar o inversor continua gerando?

Não, assim que a falta na rede da concessionária os Inversores ecoSolys automaticamente se desconectam e desligam.

O inversor está habilitado?

Para verificar se seu inversor ecoSolys está habilitado você deve verificar diretamente no display. Utilizando o teclado de navegação vá até o menu CONFIGURA e aperte para o lado direito, na primeira tela HAB LOC (habilitado localmente), deve estar aparecendo Hbl1, caso esteja aparecendo Hbl0 proceder da seguinte forma: aperta uma vez no meio, uma vez pra cima e novamente no meio, assim seu inversor passará de Hnl0 para Hbl1 e estará habilitado.

Não encontrou a resposta que precisa?

Entre em contato com a Central de Atendimento ao Cliente.
contato@ecosolys.com.br
+55 41 3056-8511